sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Resenha: Limpeza da pele com Rosácea

Como limpar a pele com rosácea? Como lidar com a sensibilidade da pele na hora da limpeza?
Hoje trago algumas resenhas de produtos de limpeza que usei por último.

Descobri na prática que uma coisa é certa para quem tem rosácea: quanto menos produtos usarmos na pele, melhor!
Para mim, isso é verdade por duas razões:

1 - Quanto menos produtos usamos, menos sobrecarregamos a pele com substâncias químicas. 
2 - Quanto menos produtos usamos, menos precisamos fazer movimentos na pele para espalhar estes produtos. Porque mesmo quando eu uso de toda delicadeza possível, minha pele fica irritada quando manipulada por repetidas vezes. Quando a minha pele está naqueles dias de extrema sensibilidade, até passar suavemente um disco de algodão pode irritá-la ainda mais.

Então, nesta linha de pensamento, procuro usar apenas 1 produto para cada etapa (limpeza, hidratação, proteção solar, etc). E uso pouquíssima maquiagem também (as vendedoras de maquiagem costumam ficar decepcionadas tentando me vender 1001 produtos...rsrs). Por exemplo, uso apenas 1 produto para limpeza a cada vez. Não rola usar demaquilante, em seguida loção de limpeza por exemplo... Quanto menos etapas para aplicar, minha pele agradece! ;-)

Geralmente, escolho 2 produtos de limpeza. Um deles uso no banho e outro uso na pia, em momentos diferentes do dia, nunca uso os dois juntos.

Na pia, já uso há muito tempo esse lindinho abaixo:

Maravilhoso! :)

O Higiapele é ótimo para limpeza da pele com rosácea! Eu aplico com um disco de algodão em todo o rosto.

Higiapele
Pontos positivos - A fórmula dele é bem suave, sem álcool, não irrita nunca a pele. Mesmo em momentos de crise da rosácea, posso usá-lo sem medo. Contém glicerina que ajuda a pele a não ressecar. É fácil de aplicar, não precisa de enxágue. O perfume é muito, muito suave. Após usá-lo, a sensação é de limpeza, de refrescância, mas sem aquela sensação de repuxamento de alguns produtos de limpeza. Ah, o preço dele é excelente e os 100 ml tem um ótimo rendimento!
Pontos negativos - Não achei nenhum! :)

Certa vez, vi a entrevista com uma dermatologista que contou o que ela usava nela mesma. Ela respondeu que, sempre que possível, escolhia produtos destinados para o público infantil porque estes costumam ser mais suaves e menos agressivos para nossa pele. Ela contou que usava shampoo infantil, protetor solar infantil... Interessante, né?... faz sentido! Mas nem todos os produtos infantis funcionam para mim. Por exemplo, já usei o shampoo infantil Johnson's e ressecou muito o meu cabelo! Ressecou mais do que os shampoos adultos para cabelo oleoso. Então, eu só uso o shampoo infantil Johnson's em raros dias, somente quando o meu cabelo está muito pesado de oleosidade. Para mim, ele funciona mais ou menos como um shampoo anti-resíduos...rsrs

Já o Higiapele é perfeito para a minha pele do rosto com rosácea...

Durante vários meses, a minha pele estava maravilhosa, com a rosácea sob controle. Então, no banho, eu usava sabonete comum em barra (desses de supermercado, para o corpo mesmo!) e o meu rosto ficava maravilhosamente bem, sem oleosidade, sem ressecamento, sem repuxamento... Estas costumam ser as fases boas do meu rosto.

Mas, de umas semanas para cá, a minha pele voltou a entrar em crise com a rosácea. Parece uma crise leve, mas inspira cuidados para que não volte a ficar tão irritada e sensibilizada como já foi em 2006, 2007...

Então, procurei por algum produto de limpeza para usar durante o banho. Minha pele é mista, mas como ela é hiper sensível, sempre escolho produtos de limpeza para pele seca e sensível. Já para cremes e protetores solares, tendo a escolher produtos para peles mistas e oleosas. É o que costuma dar certo para mim.

Resolvi experimentar no banho o Sabonete Mousse Chronos da Natura, que promete fazer uma limpeza suave para pele normal a seca.

Foto do site da Natura

Sabonete Mousse Chronos da Natura
Pontos positivos - O cheirinho dele é bem suave, um perfume herbal. A embalagem é grande e é muito econômico, acho que vai durar horrores... Fácil de aplicar e enxaguar. Já senti melhora depois do banho, mas...
Pontos negativos - ...ele resseca um pouco ainda. Deixa aquela sensação desagradável de repuxamento por um bom tempo. Complicado isso para pele "normal a seca" como ele promete na embalagem, né?

Enfim, vou guardá-lo para usar numa época em que a minha pele esteja mais resistente, com mais hidratação.

Agora, continuo à procura de um produto para usar no momento do banho, que seja realmente suave. Em 2006, me lembro que usei um ótimo sabonete líquido ou loção (não lembro bem), mas descontinuei o uso assim que a minha pele voltou a aceitar o sabonete comum. Não lembro se era Cetaphil ou Fisiogel... Mas acho que era Cetaphil. Com essa vaga lembrança, resolvi comprar o Cetaphil barra para pele sensível e seca. Assim que chegar, vou testar e contar aqui os resultados.

Aproveito para deixar um link com a resenha da Marina Fabri sobre este Cetaphil aqui.

Até mais!

3 comentários:

  1. oi, gostei de sua resenha tenho rosácea já a 2 anos , e difícil tem dias que esta bem e outros horrível , fiquei muito triste quando descobri sobre a rosácea , fiquei pior quando vi que não tinha cura, mas não sabia desse produto da higiapele irei comprar talvez ele faça o mesmo efeito em mim . Tenho muita dificuldade em encontrar produtos para minha pele devido a rosácea .obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. Oi. A dica do óleo é fabulosa! Já quanto a sua "busca", eu recomendo o mousse de limpeza do Boticário. Uso há algum tempo na minha pele com rosácea e sempre funcionou muito bem! Espero que goste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christiane, obrigada pela sua dica!
      Lembrando que NÃO recomendo o óleo. E SIM recomendo o Higiapele. São dois produtos diferentes.
      Bjs,

      Excluir